Como Ligar a Boia da Bomba

Você que utiliza uma bomba para transferir água do poço para a caixa, de uma caixa para outra etc. utilizar um sensor do tipo boia é uma ótima opção para automatizar o serviço, dessa forma você garante que a bomba funcione somente quando é preciso funcionar, sem que você precise ficar verificando se a água do poço está acabando ou se a caixa está transbordando.


Esquema de ligação da bomba no poço e no reservatório.

Boia para o poço, cisterna ou reservatório de recalque

Neste caso se quer proteger a bomba de trabalhar sem água, evitando a queima do equipamento, o esquema de ligação fica assim:

Boia para a caixa d’água ou reservatório de transferência.

A instalação da boia nesse caso é para evitar que o reservatório transborde, é essencial utilizar o contrapeso para regular a variação de quando a bomba deverá ligar ou desligar.

A posição do contrapeso vai definir quando a bomba liga/desliga, permitindo que a boia suba mais ou menos. Deixando o cabo muito esticado pode acabar fazendo com que a boia bata na lateral da caixa, deixando pouco esticado faz com que a bomba liga por qualquer pequena variação no volume do reservatório.


Vale lembrar que a boia pode ser usada para qualquer tipo de bomba, o esquema de ligação é o mesmo, só precisa respeitar a corrente máxima (vide modelo comprado) para evitar a queima da boia.

Quer sabe como instalar a bomba vibratória? Clica aqui que a gente explica!

Fique ligado em nosso blog para mais dicas!

Dúvidas, sugestões ou elogios? Nos envie seu e-mail para:
qualidade@kimotor.com.br

Atenciosamente
Equipe Kimotor Eletromecânica

Artigos relacionados